Escolha uma Página

Podemos entender a comunicação interna como uma série de ações que visam possibilitar a melhoria da comunicação entre os colaboradores de uma organização, utilizando estrategicamente ferramentas que otimizam e trazem eficiência nos processos de troca de informações, alinhamento de decisões, motivação no ambiente de trabalho, entre outras.

Muito do clima organizacional pode ser melhorado por meio de uma boa aplicação da comunicação interna, inclusive fortalecendo o engajamento de todos que ali trabalham e identificando melhor os hábitos, valores, condutas e sentimentos que a organização transmite, o que acaba por melhorar a produção e garantir mais desenvolvimento e lucro.

     Antes de promover algum tipo de mudança na estrutura interna da empresa, é importante fazer uma análise ou até mesmo uma pesquisa, para assim entender mais profundamente os obstáculos que estão criando ruídos e atrapalhando o fluxo comunicacional.

Depois disso, as mudanças podem partir de pensamentos de como ser mais transparente com os colaboradores, como proporcionar um sistema mais dinâmico onde todos possam conhecer os processos que envolvem o funcionamento da organização, reconhecimento e esforço de todos, como mostrar que eles são importantes e deixá-los participarem dando ideias e sugestões a fim de facilitar o contato entre os setores para melhor alinhamento e relacionamento.

     Por fim, com aplicações de estratégias como eventos de brainstorm, caixas de sugestão, atualizações que sejam informadas a todos, abertura para feedbacks, metas que tragam sentimento de time, entre outros, o alcance da comunicação pode impactar positivamente da qualidade de vida e motivação dos colaboradores, tornar a cultura organizacional mais saudável e integrada, além de otimizar a produção e criação. Valorizar a comunicação interna é com certeza um dos pontos chaves mais fortes para se alcançar sucesso, e o relações – públicas é o profissional mais capacitado a tornar isso uma realidade cada vez mais acessível.

Rodrigo Santos

Consultor de Desenvolvimento Humano – RPjr

 

FONTE: https://marketingdeconteudo.com/comunicacao-interna/

 https://www.youtube.com/watch?v=Zp9_G9uTtSs

Pin It on Pinterest

Share This