O ano de 2017 está sendo repleto de novidades que ditarão nova realidade das mídias sociais. Cada mídia social está repleta de tendências para todos os internautas. Podemos observar como algumas tendências:

 

  • A evolução do Instagram Stories

Foi lançado o Instagram Stories dentro da mídia Instagram, um recurso que era similar à plataforma Snapchat, onde as fotos desaparecem após 24 horas. Esse recurso veio com o intuito de preencher lacunas entre os posts no feed do Instagram. Ele evoluiu com as atualizações e agora possuí o potencial de possibilitar que as organizações obtenham um tráfego para elas. Foi evoluído e os usuários que possuem contas verificadas podem compartilhar links através dos Stories, utilizando o termo “veja mais”, assim que é levado para cima carrega um conteúdo em um browser do Instagram. Esse recurso tem previsão de estar disponível para todos os usuários nos próximos meses.

 

  • No twitter, uma conduta de ódio.

Já faz um tempo que o Twitter é utilizado para problemas com assédio, porém, foi lançado um produto chamado “mute” e algumas atualizações na mídia, para os primeiros passos desse problema. O Twitter então aprimorou uma funcionalidade silenciosa.  De acordo com Charlie Warzel, escritor do BuzzFeed News, ele permite que os usuários filtrem frases específicas, palavras-chaves e hashtags. Além disso, a plataforma busca adicionar uma conduta de ódio, que trará alternativas para os usuários que compartilham conteúdo com linguagem abusiva. Essa forma vai tornar a mídia mais inclusiva para todos, iniciando no ano de 2017.

 

  • As tendências no Facebook

O Facebook acreditou no ganho de vídeo em 2016 na mídia, e essa tendência aumentará bastante nesse ano de 2017. Essa tendência está em muitas mentes de mídia sociais, visto que de acordo com o site digitalks, “30% dos entrevistados na nossa pesquisa State of Social Media disseram que o vídeo no Facebook é o primeiro canal para o qual eles vão direcionar seus esforços nos próximos meses”. Assim, vídeos como no ao vivo presente no Facebook, além de vídeos engraçados ou de marketing estarão muito presente para o ano de 2017.

Outro tópico em que o Facebook apostou a partir de 2016 e que gera tendência para 2017 é a realidade aumentada, lentes e filtros. O jogo Pokémon Go e as próprias lentes da mídia SnapChat trouxeram a realidade aumentada para um grande foco das atenções globais, e por isso, para esse ano de 2017, o Facebook deve se tornar o principal líder nesse campo. Mark Zuckerberg compartilhou alguns pensamentos sobre essa tendência em um relatório de rendimentos. Nesses pensamentos é descrito sobre a realidade virtual, o celular como plataforma de consumo onde existirão a maior parte dessa realidade aumentada, pensado justamente pelo aderimento do jogo Pokémon Go. Ele acredita ser uma boa forma de aumentar as experiências sociais que uma pessoa pode ter com outra, e diz que existe chance de desenvolvimento da plataforma. Existe a aquisição atualmente de começar a fazer experimentos com lentes e mascaras dentro no Facebook Live, na hora do compartilhamento de vídeo ao vivo.

 

  • Já no Snapchat,

Na plataforma Snapchat encontramos a ascensão do vídeo circular, um novo formato da mídia. Ele é chamado de Spectacles, e é uma forma de gravação em 115 graus, o que é quase o alcance do olho humano. O interessante dessa atualização é que em qualquer aparelho que o vídeo for visualizado, o conteúdo estará em tela cheia, não importa a posição, em formato paisagem ou retrato. Ele está sendo desenvolvido para a mídia, e seu planejamento está para o ano de 2017.

 

FONTES:

https://digitalks.com.br/noticias/as-maiores-tendencias-de-2017-para-onde-as-midias-sociais-estao-caminhando/

https://www.buzzfeed.com/charliewarzel/twitter-rolls-out-new-and-long-awaited-anti-harassment-tools?utm_term=.ekmD6Y4DK#.ycE47Po4N

 

Share This