Organização, rotina e disciplina para vencer a improdutividade!

A chegada do Covid-19 e da quarentena foi algo que pegou a todos de surpresa e nos trouxe grandes desafios e aprendizados. O isolamento social não tem sido fácil e o trabalho remoto – mais conhecido como home-office – agora é muito mais frequente! 

Diante do cenário atual, é notório que muitas pessoas estão tendo dificuldades em aderir às novas mudanças e enfrentando quedas em sua produtividade, principalmente pelo fato de que o ato de “estar em casa” é interpretado pelo nosso corpo e cérebro com um momento de relaxamento.

A chave para resolver este problema e tornar o home-office algo mais frutuoso é investir na organização, rotina e muita disciplina!

LOCAL

É importante definir um bom local para realizar as atividades remotas! Evite locais onde há muito barulho ou fluxo de pessoas, isso pode gerar muitas distrações. Um ambiente arejado, calmo, bem iluminado e confortável é o ideal. Certifique-se também de que o ambiente dispõe dos materiais e equipamentos que fazem parte da sua rotina dentro da empresa.

AGENDA

As agendas podem ser uma aliada na hora de manter a rotina. Crie uma agenda com as tarefas do dia ou programe-se para a semana. É possível fazê-la tanto da forma tradicional (papel e caneta) quando na forma digital, existem vários sites e softwares que permitem, inclusive, fazer agendas compartilhadas com a equipe de trabalho. 

Mas atenção, procure sempre distribuir bem as atividades para que não ocorra sobrecarga e evite listar mais que seis tarefas por dia. 

INTERVALOS

É essencial que entre uma atividade e outra ocorra um intervalinho. Tire de alguns minutos para ir ao banheiro, beber água, alongar-se, fazer um lanchinho ou qualquer outra atividade rápida e simples para relaxar a mente após momentos de muita concentração. 

Existe uma técnica chamada pomodoro, em que auxilia a gestão do tempo e é excelente para quem deseja administrar melhor suas pausas. Através de um cronômetro, são estabelecidos tempos para realização de atividades e tempo de intervalos.   

ROUPA

Não trabalhe de pijama, vista roupas leves! Nosso corpo e nossa mente nos condicionam a diminuir o ritmo de produção quando estamos muito confortáveis, isso abre brecha para outras distrações. Lembre-se também se vestir-se adequadamente para as videoconferências e reuniões virtuais. 

HORÁRIO DE TRABALHO

O home office exige muita disciplina e organização,  para realizá-lo de forma efetiva é necessário delimitar um  horário de trabalho e comprometer-se em cumpri-lo ao máximo para evitar a queda na produtividade ou acúmulo de tarefas.

SAÚDE MENTAL

Por último, porém muito importante, é necessário estar atento a sua saúde mental!

Cuidado com o excesso de informações e acesso a conteúdos negativos, pois isso pode te afetar nosso físico e psicológico, cuide do corpo, realize atividades físicas e vigie a alimentação. Lembre-se que a sua satisfação está diretamente ligada a sua produtividade.

Caso se sinta sobrecarregado, ansioso ou depressivo busque ajuda com familiares, médico, psicólogo ou ligue para o Centro de Valorização da Vida através do número 188. 

Share This