Você sabe quais são os benefícios da Pesquisa Eleitoral para sua Campanha? Ela é fundamental para que você consiga mostrar aos seus eleitores o seu diferencial

O QUÊ SÃO CAMPANHAS E PESQUISAS ELEITORAIS?

               No Brasil, a cada dois anos a população o exerce o seu direito ao voto: são os anos de eleições. Toda pessoa que deseja exercer uma função política e que precisa dos votos da população para tal deve ter em mente que as Campanhas Eleitorais são extremamente necessárias para dar visibilidade ao candidato e às suas propostas.

               As Campanhas Eleitorais são todo o planejamento de Marketing e Comunicação que um candidato deve realizar para conseguir mais proximidade com o seu público. Ou seja, conhecer e se mostrar presente no contexto em que se encontra, além de apresentar os seus principais projetos para sanar as preocupações de seus eleitores. Para que tudo isso seja feito da melhor maneira possível e sem causar nenhum tipo de prejuízo ao candidato, é muito necessário que a equipe de comunicação do mesmo esteja totalmente alinhada com suas expectativas e estratégias.

               Para tudo sair como o planejado e a equipe de comunicação traçar estratégias eficientes para o seu candidato, a Pesquisa Eleitoral é de extrema importância. É por meio dela que a equipe descobrirá quais são os problemas da sociedade e quais as principais expectativas do eleitorado para que se possa planejar uma campanha eleitoral assertiva e eficiente.

TODAS AS PESQUISAS ELEITORAIS SÃO IGUAIS?

A imagem é uma fotografia em formato retangular. A imagem mostra a vista superior de uma mesa cinza. No lado esquerdo da imagem está um notebook de tela preta sobre a mesa. Ao lado do notebook, há uma folha de papel sulfite branco. Na folha há desenhos de gráficos. No canto inferior esquerdo, há um caderno pautado. Sob o caderno, há uma mão segurando uma caneta azul.

               As Pesquisas Eleitorais podem ser feitas de duas maneiras: quantitativamente e qualitativamente.

               Pesquisas Eleitorais Quantitativas mostram quais são as intenções de voto de um determinado eleitorado. Elas são feitas por meio de formulários que devem ser aplicados a uma amostra representativa da população daquela região. O resultado desta pesquisa são dados numéricos, com gráficos e tabelas que ajudam a descrever o cenário eleitoral daquela região.

               Já as Pesquisas Eleitorais Qualitativas têm como foco principal entender como é o pensamento e o comportamento do eleitorado. Por meio destas pesquisas é possível saber qual é a opinião da população sobre o cenário político e eleitoral, quais são as principais preocupações que esta população possui, o que ela espera das propostas para os problemas apontados e qual o nível de confiança que ela possui em determinado partido político ou candidato.

QUAL PESQUISA DEVO FAZER PARA DISPARAR NA CORRIDA ELEITORAL?

               Os dois tipos de Pesquisa Eleitoral são importantes para se diferenciar na Campanha Eleitoral. Porém, para ter uma maior assertividade no seu planejamento, é necessário que você conheça qual o principal objetivo a ser alcançado em cada etapa de sua campanha. Para te ajudar neste procedimento, separamos alguns tópicos que você deve saber a resposta na ponta da língua para ter um diferencial em sua campanha:

  • Qual é a região em que o seu eleitorado se encontra?
  • Quais são os problemas enfrentados pela população desta região?
  • Você já possui propostas para sanar estes problemas?
  • Qual o principal meio de comunicação que o seu eleitorado usa?
  • Quais são os seus principais concorrentes?
  • De qual maneira você está se relacionando com o seu eleitorado?

Ao responder estas perguntas, você conseguirá direcionar a sua campanha e se diferenciar na corrida eleitoral, aumentando as suas chances de ganhar popularidade e a confiança da população.

Ainda tem dúvidas sobre como se diferenciar na sua campanha eleitoral? Segue a gente nas redes sociais e continue acompanhando nosso blog para saber mais! Qualquer coisa, estamos à disposição para ajudá-lo. Entre em contato por meio das nossas redes sociais, e-mail: contato@rpjr.com.br ou pelo telefone (14) 3103-6165.

Share This