Uma marca que entende a importância de seus clientes e se preocupa com suas necessidades estabelece grande vantagem no mercado competitivo. Por isso, as pesquisas de opinião configuram-se como ferramentas imprescindíveis para averiguar a opinião de determinado público, auxiliando as empresas e as organizações na definição de planos e metas. Mas, afinal, como essas pesquisas podem engajar o público?

Quando analisamos a comunicação num contexto mercadológico, é evidente sua importância para mediar a relação organização-público , uma vez que, quanto mais clara é a forma de se comunicar , melhor se conhece seus clientes. Assim, as pesquisas de opinião possibilitam identificar as preferências de determinado público, além de seus desejos e demandas , de maneira a fazer com que eles se sintam ouvidos pela empresa e concedam maior confiança e credibilidade a ela.

Nesse contexto, cabe esclarecermos a definição de pesquisas de opinião. Estas são formas estatísticas de entender o que determinado grupo pensa a respeito de uma organização e dos serviços disponibilizados por ela. Por isso, normalmente, são feitas perguntas sobre a opinião e a percepção do cliente para que as suas vontades possam ser supridas e seus desejos possam ser atendidos. Além disso, não se pode esquecer da importância dessas pesquisas para as futuras decisões. Quem nunca, após ter realizado uma compra online, recebeu algumas perguntas para responder sobre o produto ou o serviço? São essas questões e respostas que permitem a empresa verificar a aprovação de suas mercadorias, estabelecer estratégias e corrigir possíveis erros.

Desse modo, vale detalharmos três grandes vantagens das pesquisas de opinião, que auxiliam no engajamento do público. 

1- Definição de seu público de interesse

Quando os clientes respondem a questões sobre suas emoções, satisfações e desejos, a empresa consegue definir melhor seu público de interesse . Com isso, é possível estabelecer uma comunicação mais eficaz com este e entender suas necessidades, de maneira a fazer com que se sintam participantes ativos no processo de construção da imagem da marca. Além disso, essa interação compactua para o estabelecimento de credibilidade e para o aumento de confiança do público em relação à organização.

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2- Elaboração de um planejamento estratégico 

Ao entender a percepção de seu público e seus interesses, torna-se viável a elaboração de um planejamento estratégico . Planos e produtos transmitidos com base nos desejos dos clientes tendem a obter maior visibilidade e a aproximar a empresa de seus públicos. Assim, as pesquisas de opinião possibilitam o desenvolvimento de estratégias que têm como objetivo suprir os pedidos e as demandas dos clientes, aumentando o lucro da empresa.

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3- Obtenção de Feedbacks 

Outro importante mecanismo motivador pelas pesquisas de opinião é a obtenção de Feedbacks . É essencial saber o que cada cliente pensa sobre o serviço ou o produto disponibilizado. A partir disso, torna-se possível a correção de erros e defeitos, os quais podem afastar o público da marca. Ademais, um local para que os Feedbacks sejam enviados evita que possíveis reclamações sejam realizadas diretamente por meio de redes sociais, o que, na maioria das vezes, toma proporções grotescas e que fogem do alcance integral da empresa, podendo prejudicá-la de diversas modos.

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Portanto, tendo em vista o exposto, mostra-se inegável a importância das pesquisas de opinião para a marca e para o engajamento de seus públicos. A partir da resposta dos clientes é possível ter uma ideia de suas perspectivas e opiniões , o que viabiliza o desenvolvimento de produtos e planos estratégicos, além de uma relação mais próxima entre os produtores e os consumidores. Dessa forma, o público, entendendo sua importância e sentindo-se valorizado pela marca, se torna ainda mais envolvido, de modo a beneficiar a empresa tanto em um quesito de confiança quanto em um sentido financeiro e mercadológico. 

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