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Pode até parecer somente um jogo insignificante, porém observando como a interação com o público tem sido feita percebemos que é algo muito maior. Chegamos em um cenário onde há uma quebra na barreira entre entretenimento eletrônico e redes sociais.

O jogo em questão é o Fortnite, que teve sua versão atual lançada em setembro de 2017, e já conta com mais de 250 milhões de jogadores. Essa proporção alcançada em tão pouco tempo já dá indícios de seu forte teor de viralização.

E como ele pode ser considerado uma rede social? Em comparação ao acesso diário o game acompanha os grandes Facebook e Instagram, que possuem em torno de 75% e 60% de usuários que utilizam das redes pelo menos uma vez ao dia, respectivamente.

Além disso, o ambiente digital imersivo de criação e personalização de personagem, em conjunto com a interação entre os usuários, é um ponto forte a ser levantado. É nesse cenário que as marcas vêm observando uma ótima oportunidade de fazer parcerias.

Competindo pela a atenção do público com outras plataformas, o tempo de tela que o Fortnite prende seu público impressiona. Sendo considerado um grande concorrente até mesmo por gigantes do entretenimento como a Netflix.

“Nós ganhamos através de tempo de tela do consumidor, tanto mobile quanto televisão, e temos uma grande variedade de competidores. Nós competimos (e perdemos) mais com ‘Fortnite’ do que com a HBO”, diz o relatório onde a empresa também anunciou que possui aproximadamente 139 milhões de assinantes.

O tempo de tela é tão maximizado que o jogo ainda permite que as partidas sejam iniciadas em um lugar, como o computador, por exemplo, e sejam continuadas em outros dispositivos móveis ou consoles. Fazendo com que os jogadores fiquem na plataforma por mais tempo devido a grande portabilidade.

O Fortnite já pode ser considerado um case de sucesso na área do Marketing, contando com diversas campanhas bem-sucedidas. O game já fez parcerias com Nike, Marvel, Wendy’s e NFL, todas resultando em ganhos para os dois lados.

Para entender melhor o poder da plataforma, podemos relembrar o show do artista Marshmello, um DJ norte-americano. O show teve a duração de 10 minutos e aconteceu dentro do mundo virtual do jogo, atraindo o incrível número de 11 milhões de jogadores ao vivo.

Fugir das redes sociais convencionais, e criar campanhas interativas representa uma estratégia inteligente. Tendo chances de gerar mídia espontânea e viralizar muito maiores. A mídia espontânea aumenta tanto o alcance como o engajamento, que atualmente são indispensáveis para o sucesso de uma campanha. 

O potencial para o marketing dentro dos games é incalculável, a plataforma representa um ambiente onde o público pode fugir do convencional. Um jogador pode interagir com uma marca no jogo de forma fluída e lembrar dessa experiência quando estiver consumindo fora das telas. 

Com a ajuda da tecnologia, cada vez mais, o entretenimento vem se modificando e transformando as interações sociais. Uma boa campanha é sempre estruturada e planejada com um público de interesse em mente. Conhecer as novas tendências e saber onde seu público está é de extrema importância para o sucesso de uma marca. 

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