Existem diversas definições diferentes para criatividade, mas boa parte destas acabam apontando algumas características em comum, como originalidade, inovação, mudança e novidade. E contradizendo a ideia da característica inata da criatividade, existem diversos estudos e pensadores que defendem a construção e o desenvolvimento da criatividade através de uma série de atividades e incentivos.

Tal característica é extremamente valorizada em diversos ramos de atuação e na comunicação não poderia ser diferente, por isso, no dia da criatividade, 17 de novembro, decidimos falar sobre uma empresa que usa e abusa de tal característica em suas campanhas de comunicação, a Heineken, uma fabricante global de cerveja.

E a campanha escolhida para ser analisada ocorreu durante a final do campeonato de futebol UEFA Champions League de 2016, que com grandes toques de criatividade associa dois estereótipos muito fortes, o do mercado cervejeiro e do futebol, incentivando o empoderamento feminino, assunto de grande destaque desde a época da campanha até os dias atuais.

O vídeo em que se passa a campanha, chamado “The Cliché”, inicia as filmagens uma semana antes da final do campeonato, com uma série de casais jantando em um restaurante. No cardápio dos homens há uma mensagem os convidando para assistir à final em uma festa da Heineken e junto a este, há outro convite, para suas respectivas namoradas curtirem 4 dias de SPA enquanto estes aproveitam o jogo sozinhos. No dia da final, já no local que os homens assistirão ao jogo, eles recebem uma mensagem de vídeo das suas namoradas, fingindo estarem no SPA, mas que depois revelam estar em Milão para assistir pessoalmente a final do campeonato. O vídeo se encerra com a seguinte mensagem: “Já pensou que ela pode gostar de futebol tanto quanto você?”.

Dessa forma, a marca de cervejas, usando e abusando da criatividade, aproveita para acabar com dois estereótipos muito bem consolidados na sociedade, o de que mulher não bebe cerveja, nem gosta de futebol. A campanha “pensa fora da caixa” e expande seus limites, demonstrando com sucesso, a criatividade na comunicação.

 

Verônica Perez

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