O que é pesquisa de opinião

Você certamente já se deparou com algum tipo de formulário com questões relacionadas à marca, produto ou candidato certo?

Esse método de pesquisa objetiva a aquisição de informações de um grupo de pessoas bem como sua opinião sobre determinado assunto. Mas afinal, o que sua empresa pode fazer com esses dados, e porque a pesquisa é tão importante para o planejamento da organização?

Pesquisa de opinião e tomada de decisões 

Antes de tomar qualquer decisão, por menor que seja, é imprescindível que o gestor considere todos os cenários existentes. Tudo isso, para minimizar qualquer problema futuro. Diante disso, o planejamento estratégico ganha cada vez mais força e cada passo de uma organização é pensado e discutido. 

É através de um questionário, que você pode obter dados mais concretos e reais que irão te orientar para uma melhor tomada de decisão. A partir disso, os próximos passos da sua organização não serão dados a partir do “achômetro” . É nesse cenário que a pesquisa de opinião se torna o recurso mais assertivo para o levantamento de dados.

Independente do tamanho da empresa, considerar a opinião do seu público abrirá novos horizontes e ampliará a visão e conhecimento acerca da sua marca. Afinal, ninguém sabe melhor sobre determinado produto do que o próprio usuário. 

A partir do levantamento de dados acerca da opinião, a organização pode repensar seu planejamento e ações estratégicas, apontando caminhos mais inovadores e criativos.

Existem inúmeras questões em que a pesquisa de opinião pode ajudar, para saber se um produto ou serviço vai ser aceito pelo público, descobrir se a identidade visual está condizente ou deve ser reformulada, comparar sua marca com a concorrência, saber os nível de satisfação dos colaboradores e o que pode ser melhorado no ambiente de trabalho, saber qual candidato tem mais chance de ganhar uma eleição e etc. Tendo essas informações, saber os próximos passos que devemos tomar fica muito mais claro, e a chance do seu negócio ter prejuízo será certamente menor.

Share This