Quando se quer empreender, é necessário que haja criatividade atrelada a estratégias que busquem chamar a atenção do seu público de interesse. Dessa maneira, é mais provável que sua marca seja mais atrativa aos olhos dos consumidores.

Com a competitividade no mercado, conseguir ter destaque, independente do ramo trabalhado, se torna cada vez mais complicado. Mas como conquistar uma relevância social a fim de  popularizar seu negócio?

O Marketing de Ativação pode ser a resposta, já que esse método te auxilia na popularização de empresas e marcas através de ações cuja principal característica envolve a experiência do consumidor. Basicamente, isso é feito para que um empreendimento tenha um contato direto com possíveis clientes.

Imagem de um homem em uma tirolesa em um show.

Essa estratégia, faz com que as pessoas interajam das mais diversas formas com um produto, ou empresa, tornando-as mais propensas a comprar determinado serviço, mercadoria e/ou experiências que são oferecidos. Essas campanhas são mais comuns do que imaginamos, veja um exemplo:

  1. A HBO espalhou tronos de ferro da série Game Of Thrones pelo mundo para divulgar a 8ª temporada da série. Isso aconteceu em 2019 e atraiu vários fãs e pessoas curiosas para conhecer e entender sobre o que se tratava. Inclusive, o trono passou por alguns pontos turísticos de São Paulo e Ceará. Isso resultou em um alto engajamento para a série, além de uma nacionalização, por meio da experiência do público.
Imagem do trono da série de Game Of Thrones na praia de Morro Branco, em Beberibe, no Ceará.

Podemos citar alguns outros mais frequentes, como redes alimentícias que distribuem comidas para degustação em redes de supermercado, ou grandes bancos que se preocupam com a mobilidade urbana, como o Itaú que aluga bicicletas por um preço acessível para a população. Todos esses são exemplos de como uma marca pode se estabelecer através de campanhas interativas com seus stakeholders.

Imagem de uma bicicleta do Itaú.

Acho que já deu para entender quais benefícios essas estratégias podem trazer para seu empreendimento, mas listamos três benefícios que com certeza contribuem para alcançar o objetivo de se destacar entre os concorrentes:

  1. É importante que as pessoas se lembrem da marca, e ter uma boa experiência com determinada empresa através de alguma ação, pode ser fundamental para a fidelização de clientes;
  2. Consequentemente seu engajamento aumentará, atraindo cada vez mais pessoas a conhecerem seu empreendimento;
  3. Aumento e satisfação de clientes, dado que com uma boa experiência com a marca, haverá mais recomendações entre o público referente ao seu negócio e, consequentemente, mais clientes interessados pela marca.

O Marketing de Ativação se tornou essencial para que empresas e instituições de qualquer natureza possam se manter e/ou criar uma boa reputação entre seus públicos de interesse. Ter a comunicação como aliada, pode trazer grandes benefícios ao seu empreendimento.  

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