A comunicação interna é uma área da comunicação que tem como objetivo e foco os funcionários de uma empresa, consiste na transmissão de informações e na relação entre colaboradores dentro do ambiente de trabalho.

Em uma empresa, as relações podem ser feitas verticalmente (superiores e seus funcionários) ou horizontalmente ( funcionários de uma mesma hierarquia). Desse modo, a comunicação interna deve ser respeitosa e efetiva para manter os funcionários participativos das decisões de um superior e também manter todos os funcionários empenhados.

Existem diversos canais que podem ser usados para melhorar essa ação. O uso de murais espalhados na empresa, rede social atualizada, televisão corporativa são ótimas maneiras de manter todos os funcionários em sintonia com a instituição.

Essa comunicação interna efetiva resulta diferentemente em diversos setores como: 

  • Uma maior produtividade interna pois o funcionário sabendo de todas as decisões que acontece no âmbito geral há uma maior dedicação.
  • A diminuição da taxa de rotatividade, com o entendimento de seu papel na empresa o funcionário busca o crescimento e consequentemente ficando na empresa por mais tempo.
  • Redução dos efeitos de uma crise, a comunicação partindo de fontes especializadas diminuirá a viralização de boatos e os funcionarios sempre buscarão informações nessas fontes.
  • Melhora do clima organizacional, toda equipe saberá os valores que a empresa quer passar e facilitará essa cultura dentro da empresa. 

A motivação de sua equipe pode variar, porém existem formas como recompensas e reconhecimento que pode fazer toda a diferença na produtividade de seu funcionários. Assim, mostrar ao colaborador que todo o esforço dele é visto e traçar planos de carreiras dentro da empresa pode fazer com que ele vista a camisa da empresa e sempre busque evoluir.

Manter uma equipe por longo tempo é raro mas fundamental para manter uma relação com clientes que muitas vezes criam um vínculo afetivo com seus profissionais. Por isso, a relação com seu colaborador deve ser amigável e de apoio mútuo pois assim o funcionário se sentirá parte de algo maior.

Durante dificuldades e até no dia a dia de uma empresa surgem diversos boatos, essas falsas notícia rodeiam entre funcionários e clientes e podem resultar em brigas e até processos judiciais. Portanto, mantendo redes de comunicações e transparência dentro da instituição esses desdobramentos são evitados.

A definição da missão, dos valores e das visões da instituição ajudam a manter uma visão clara do que a empresa almeja e de sua cultura. A concretização dessa cultura é um caminho pro alinhamento dos princípios da empresa e do funcionário.

Portanto, investindo em comunicação interna a sua empresa terá colaboradores mais engajados e empolgados, bem estar dentro da instituição, melhor relação com clientes e transparência nas decisões da empresa.

Essas informações podem ajudar a alcançar um resultado compensador, porém essas dicas devem ser feitas com análise, a RPjr oferece uma análise gratuita que podemos identificar as dores de sua empresa.

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