O marketing de ativação é uma estratégia, que induz o público a compra por memórias emocionais positivas vivenciadas em campanhas.

O  marketing de ativação é um dos vários modos de aplicação do marketing, onde o objetivo da ativação é construir uma relação com o público por meio de interações direcionadas com a marca.

Muitas dessas interações propostas pelo marketing de ativação tem o intuito de criar um laço emocional positivo com seu cliente, através de atividades que marquem o público relacionando a experiência que vivenciou com a marca.

Dessa maneira, o público é direcionado as próximas etapas do processos de compra com a intencionalidade de um investimento emocional e não meramente com a mentalidade de adquirir um produto qualquer. Logo,  as ações do marketing de ativação devem ser estruturadas de acordo com o foco do projeto, para que o alcance dos objetivos seja bem sucedido.

Por isso, se estruturadas corretamente, existem diversas maneiras de construir essa relação, tendo exemplos do dia a dia como a distribuição de amostras grátis, ofertas e ações públicas.

Um exemplo dessa tática de marketing é a utilizada pela Coca Cola no Rock in Rio 2017. A marca criou um espaço interativo entre as bandas e o público em uma espécie de karaokê coletivo. Devido a essa ativação, a empresa saiu do evento como a mais lembrada pelo público.

Através da redes sociais também é possível realizar uma ativação eficiente, por meio da construção de  um planejamento de mídias direcionado, sendo uma das estratégias que está sendo cada vez mais exploradas dentro do marketing de ativação.

Apesar dessas estratégias serem eficientes para qualquer tipo de organização, as empresas que estão se inserindo no mercado a pouco tempo, passam por uma dificuldade por não saber exatamente como lidar com o público alvo, por isso é preciso ter um conhecimento do cenário, através de uma pesquisa de mercado.

Portanto, o marketing de ativação é o que uma organização busca ao sentir que precisa agregar valor a sua marca, ou seja, a ativação é apresentar sua marca ao público. Ou seja, fazer com que ela esteja presente no mercado.

Share This