Muito se fala da importância de alcançar o eleitorado numa campanha eleitoral, ou seja, de nada adianta falar por horas sobre algumas teses e conceitos, sem tocar o coração do eleitor, sem fazer com que os ouvintes, que podem exercer o ato de votar, se identifiquem, e compartilhem das ideias do que está sendo falado.

         Diante desses fatos, é importante lembrar que para que o candidato obtenha sucesso na sua campanha eleitoral, ele precisa saber como e o que dialogar com o seu público de interesse.

É necessário também saber como dialogar com os eleitores que não compartilham de suas ideias, para que assim, em base de argumentos, seja possível ampliar seu eleitorado. Para tal, é preciso que o mesmo os conheça, saiba a característica dos eleitores da sua região.

1. Qual a importância de entender quem é seu público?

         Ao conhecê-los, é possível que exista um contato mais direto com esse grupo, adaptando a sua campanha as necessidades dos mesmos, aumentando assim a confiança das suas propostas, fazendo com que seja muito mais certo de que no dia da votação, aquele grupo se lembrará desse candidato, que dialogou sobre suas necessidades e quem em suas propostas os incluiu.

Quando se transmite uma ideia que está ligada às necessidades reais do eleitor, a maior probabilidade é que ele se interesse mais sobre o candidato e suas propostas, por tanto, é importante definir a base eleitoral a partir desse critério, e dar ênfase na atuação em cima dela.

2. Como esse planejamento será efetivo na sua campanha eleitoral?

         Além do mais, com essa base eleitoral sólida, é possível fazer com que a campanha seja muito mais expressiva, pois o povo se sente parte de uma comunidade, e então começam ter a postura de divulgadores dos conteúdos dos candidatos, trazendo amigos, familiares, colegas de trabalho, entre outros, para dentro de suas “comunidades políticas”, fora que, a partir dessas comunidades, é possível ter um feedback da eficácia de sua campanha.        

         Então, utilizando desses grupos , o candidato pode manter uma relação mais próxima de seus eleitores, através de até mesmo as redes sociais que podem ajudar sua campanha, o objetivo é gerar conteúdo que o público tenha interesse, para que o mesmo seja compartilhado, e é importante lembrar que esse conteúdo precisa ter engajamento e interação com o público, e isso só pode acontecer, quando sabemos com quem estamos nos comunicando.

Share This