A falta de comunicação é um dos principais problemas encontrados em empresas de todos os portes. Podemos encontrar diversos problemas na comunicação, seja ela na relação entre empregador e empregado, empregado com empregador ou simplesmente entre empregado e empregado.

O maior dos problemas na comunicação dentro da empresa, acontece quando ocorrem ruídos nas informações que são passadas entre os setores dentro da organização. Esses ruídos fazem com que a informação não chegue como desejada para o receptor, fazendo com que exista um conflito de entendimentos, levando a erros que diminuem o rendimento e causando um mal estar dentro da organização.

Para evitar que problemas comunicacionais ocorram é necessário que as empresas trabalhem esse meio de forma clara, fazendo com que a mensagem seja passada da melhor maneira possível.

Mas quais são os principais problemas e como resolvê-los? 

1 – Mensagens perdidas

Dentro de uma empresa são passadas diversas mensagens diariamente para diversas pessoas, mas muitas delas se perdem. Então como evitar que elas se percam? O primeiro passo é identificá-las de acordo com a sua importância para a organização, pode-se utilizar um sistema de cores. Em seguida é importante entender os canais de comunicação dentro da empresa e qual a melhor forma de usá-los, memorandos, e-mail ou um canal de comunicação ágil como WhatsApp ou Telegram.

2 – Falta de comunicação entre equipes

Normalmente dentro das empresas existem diversas equipes que são dedicadas cada uma a um setor específico, é importante uma comunicação clara e objetiva entre os membros desses setores para que exista um entendimento sobre o planejamento dentro do projeto. Isso facilita e melhora o rendimento das equipes, agilizando todo o processo durante o projeto.

3 – Falta de Feedback

Feedbacks são importantes para que os membros que participam dos projetos entendam os seus pontos fortes e aqueles que devem ser melhorados, por isso é importante que o líder desses projetos entenda qual a melhor forma de indicar um caminho para a melhora dos membros. Um Feedback bem feito pode aumentar o rendimento dos membros da equipe, o que leva a uma melhor satisfação dos clientes.

Seguindo essas dicas sobre comunicação interna será perceptível uma melhora no rendimento de toda a sua equipe, trazendo melhores resultados e satisfação para os funcionários da empresa e para os clientes que irão observar uma equipe melhor preparada.

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