A importância das redes sociais tem se tornado cada vez mais indiscutível. Atualmente, elas são utilizadas como instrumento de integração social, já que são acessadas de diversas maneiras por meio de sites, aplicativos e blogs, movimentando uma grande quantidade de informações todos os dias.

Nesse sentido, transformam-se até mesmo em uma vitrine para pessoas e marcas. O Facebook é a maior rede social do planeta com mais de 2 bilhões de usuários e, consequentemente, fica em primeiro lugar no ranking de mais usada no Brasil, com 139 milhões. Existem dois tipos de perfis no Facebook, o pessoal e a fanpage. A página pessoal é focada para pessoas, como diz o próprio nome, e tem como principal funcionalidade interagir com amigos em sua conta. Já fanpage é focada para empresas e pessoas públicas, fazendo com que criem uma conexão com seus públicos.

Além de executar estas funções, também é possível participar de grupos, de acordo com seus interesses e necessidades. Dentro da rede social, é uma das formas mais utilizadas entre aqueles que acessam a internet para se conectar com outras pessoas e também para realizar buscas rápidas de informações, além de funcionar como espécie de centralizador de contatos.

O espaço das redes sociais é muito grande, já que existem diversas redes com diferentes funções como aquelas voltadas para empresas, onde estas podem até mesmo vender por meio dela, assim como promover sua marca e fortalecer seu contato com o público de interesse. Como o Linkedin, algumas redes são mais abrangentes e além de ter essa função também são espaços de entretenimento onde as pessoas utilizam para manter seus contatos como Facebook, Instagram e Youtube.

As mídias sociais são ótimas plataformas para criar um interesse do público com a marca, assim como fazer com que a empresa conheça melhor seus possíveis clientes, com ferramentas que disponibilizam seus dados nas redes, possibilitando um marketing mais orgânico e futuramente até mesmo uma fidelização do público.

Aproveitando desta facilidade e eficiência das mídias sociais é uma prática comum das organizações buscarem por estratégias de marketing digital, que consiste em criar conteúdo, propagandas e postagens com o objetivo de chamar a atenção do público de interesse ou criar uma imagem da marca, para gerar uma reputação positiva e que facilite uma identificação com as pessoas.

Estas estratégias levam a muitas vantagens, como por exemplo um feedback com os clientes, assim como a segmentação, que, como citado, pode-se identificar o que os clientes precisam. Isto leva a construção de personas, que significa esboçar perfis de clientes para conseguir atender da melhor forma e a facilidade de analisar o desempenho do marketing realizado, já que as mídias já oferecem os dados deste desempenho.

Share This