Devido ao avanço do vírus Covid-19, o mundo viu-se em uma situação inimaginável: o isolamento físico. A partir do dia 23 de março de 2020, restaurantes encontraram a necessidade de reestruturação e inovação de sua atuação tendo em vista que naquele momento apenas seria possível o atendimento via delivery, drive-thru ou pedidos para viagem.

O que se imaginava como um processo de isolamento social de poucos dias, tornou-se algo fixo e sem previsão de volta. Em meio a isso, as grandes empresas de fast-food como McDonald’s e Burger King elaboraram estratégias que reestruturaram a forma de consumo e atendimento.

Como as empresas estão se adaptando durante a pandemia?

Logo de início, como forma de incentivar o consumo através da formatação de atendimento disponível, o McDonald’s mudou em todas suas redes e aplicativos o nome para McDelivery, reforçando a necessidade de cuidado e afastamento nesse período, mas também não se afastando do seu consumidor. 

logo do McDonald's para campanha de delivery, abaixo estão os dizeres: McDelivery

Entretanto, no cardápio da rede um dos produtos mais afetados por conta da pandemia foi a famosa “casquinha”, que podia ser encontrada nos mais diversos pontos da cidade, sendo em quiosques próximos a supermercados, shoppings centers e centros comerciais que hoje estão com acesso limitado ou até mesmo fechados. 

Com isso, a empresa construiu uma campanha para suas mídias onde reinventam o produto de forma que ainda seja viável sua comercialização. A campanha intitulada como “#CasquinhaEmCasa” traz uma série de publicações onde reforça a qualidade do sorvete e todos seus acompanhamentos, estimula a criatividade do consumidor ao propor o compartilhamento da própria montagem do sorvete em casa e atinge seu principal objetivo: adaptar o produto de forma que continue em destaque no mercado e reduza os prejuízos causados pelo “novo normal”.

Como as empresas estão se mantendo presentes mesmo à distância?

Uma das dificuldades que a pandemia trouxe foi como manter o contato com o cliente. Mas saiba que é possível, basta ter planejamento e criatividade. O Burger King anunciou, dia 4 de junho, a campanha “Ficar em casa é fogo” que consiste em recompensar os consumidores do fast-food que cumprirem a quarentena. 

Funciona com base no rastreio da sua localização pelo aplicativo da rede de lanches, analisando quanto tempo o consumidor não saiu de casa. Quanto mais tempo a pessoa ficar em casa mais prêmios ela ganha. Os prêmios são vouchers de produtos que podem ser retirados pelo drive-thru.

Imagem da campanha "Ficar em casa é fogo" do Burger King, com instruções de como participar ao lado.

“Compreendemos a seriedade do assunto, e, mesmo isolados, queremos continuar presentes no dia a dia das pessoas de forma relevante. Por isso, desenvolvemos uma ação inédita capaz de traduzir nossa identidade de marca parceira e ainda incentivar que as pessoas fiquem em casa, com recompensas da marca. Pensamos muito em como deixar o tema mais leve, levando em consideração nossa responsabilidade enquanto marca e empresa.”

Thais Souza Nicolau
Diretora de Comunicação e Inovação do Burger King Brasil

Através de uma maneira criativa o Burguer King conseguiu se manter presente no dia a dia dos consumidores. Além de se tornar uma empresa bem vista por incentivar o isolamento social. 

presença nas mídias sociais também foi crucial para se manter no cotidiano do público. Por meio de suas redes sociais o BK se comunica diretamente com seus clientes, com publicações engajadas e descontraídas, além de tirar dúvidas e estar sempre presente para o seu consumidor. Além das campanhas de delivery para incentivar o consumo em domiciliar. 

Print de um tweet do Burger King dizendo “Inicio de um sonho. Deu tudo errado. Só eu que #Sofroh?” Se referindo a imagem contida no tweet de batatas com bacon escrito “planos para 2020” e ao lado uma batata sozinha escrito “2020”.
Print de um tweet do Burger King com legenda "Fique em casa"abaixofotografia da propaganda com o escrito: Da grelha para sua casa.

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