O conceito de público nada mais é do que o grupo de pessoas para qual o seu negócio está orientado, ou seja, são aquelas pessoas que se identificam e têm interesse pelo seu produto ou serviço.

Ter um bom conhecimento sobre o seu público é uma das chaves mais importantes para o sucesso do seu negócio, pois quando se compreende bem o perfil do seu cliente torna-se mais fácil estabelecer uma comunicação assertiva, definir seu planejamento estratégico, direcionar seu marketing e desenvolver produtos ou serviços que atendam às necessidades específicas de ambos.

Ao não definir seu público, você pode desencadear um gasto maior que o necessário, e também pode ter prejuízos na venda. Confira os dois exemplos a seguir:

  • Guilherme tem o sonho de abrir uma academia de CrossFit na cidade do interior onde mora, com menos de 15 mil habitantes, que são em sua maioria idosos. Embora Guilherme conheça várias as técnicas e já tenha o espaço para começar seu negócio, a pergunta que fica é: será que ele terá público suficiente para utilizar seu serviço?

Gustavo tem uma loja de sapatos, porque ele tentaria vender uma botina de segurança para um garoto de 12 anos, ou um tênis do Homem Aranha a um executivo?

Esse tipo de confusão pode acontecer sem um público definido. Por isso, é necessário buscar conhecer seus possíveis clientes, e evitar também o público genérico, pois infelizmente pode acabar não atingindo ninguém. Um negócio abrangente até pode ser criado, mas é preciso levar em consideração que cada cliente tem suas individualidades e preferências. Logo, é mais eficaz e assertivo se o seu negócio focar no interesse de um grupo específico.

Mas como eu posso entender o perfil do meu cliente?

A melhor forma de se aproximar do seu público e entender melhor seu perfil é através de uma análise de suas dúvidas e anseios. Dessa forma, você poderá abordá-lo exatamente onde está o problema, mostrando como seus produtos ou serviços são a melhor opção para a sua necessidade.

Quanto maior o número de informações reunidas para estabelecer o perfil do seu cliente, maiores são as chances do seu negócio prosperar com as vendas e, ao atingir seus clientes, seus resultados vão aumentar. Além disso, você evitará gastos desnecessários e poderá aperfeiçoar outros aspectos que também são importantes, como a identidade da empresa, seus canais de comunicação, tipo de conteúdo que deseja produzir, promover ofertas e promoções, ou até mesmo aprimorar os produtos e serviços atuais.

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