A comunicação interna é a área da comunicação integrada que foca suas ações nos colaboradores de uma empresa, a fim de transmitir as informações necessárias entre superiores e suas equipes ou entre os funcionários de um mesmo nível hierárquico, além de garantir que eles estejam alinhados através de canais e veículos internos. 

Essas ações propagam os valores da empresa para seus funcionários e a interação entre eles. Mas por que é tão importante manter a integração dos membros? 

A integração serve para inserir os novos funcionários no ambiente de trabalho, facilitando sua adaptação no fit cultural da empresa e engajar os funcionários antigos a buscarem resultados satisfatórios. Além desses, o processo de integração, se feito corretamente, trás outros benefícios para as organizações. 

  • Ganho de produtividade e inovação nos resultados: Quando a empresa está com um clima organizacional favorável e seus colaboradores estão trocando ideias entre diferentes tipos de habilidades e visões entre si, é comprovado que a produtividade e os bons resultados aumentam. 
  • Redução do absenteísmo: ao trabalhar num ambiente integrado e com menos ruídos de comunicação, a jornada de trabalho se torna mais prazerosa e a probabilidade do colaborador procurar outro emprego é baixa.
  • Imagem positiva e lucratividade: Para que o funcionário transmita as informações para os cliente e tenha uma postura de acordo com a proposta de estratégia da empresa, ele precisa estar satisfeito profissionalmente, em sintonia e com o objetivo de progredir dentro da organização. 
  • Atração de novos talentos colaborativos: A integração se torna parte do argumento para atrair candidatos que se encaixam na cultura de uma empresa e que se identificam com o trabalho em equipe. 

Os colaboradores são a alma do negócio, portanto, é importante estar atento à comunicação interna, realizar feedbacks, motivá-los e integrá-los. Isso faz toda a diferença para a melhoria dos serviços e para sair na frente dos concorrentes.

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